A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) manifestou interesse em realizar uma escala teste em Vitória, prevista para março de 2025. Este movimento, vindo de uma das principais entidades do setor de cruzeiros no mundo, destaca o potencial da capital do Espírito Santo como um destino turístico promissor no cenário internacional. O tema foi discutido em uma reunião nesta terça-feira (04/06), na Prefeitura de Vitória, com a participação de gestores e representantes do setor turístico local. O encontro teve como foco a análise dos resultados de um estudo sobre a viabilidade de operações de cruzeiros na cidade.
Entre os presentes estavam o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o secretário de Turismo do Estado, Philipe Lemos; o diretor-presidente e a diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV), Marcus Gregório e Luzia Toledo; o secretário de Governo de Vitória, Aridelmo Teixeira; o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi; o diretor do Senac, Richardson Schmittel e o presidente da Fecomércio, Idalberto Moro.
O estudo incluiu uma avaliação náutica detalhada, análise do canal de acesso, pontos de desembarque e a melhor época para operações, que vai de outubro a março. Os resultados foram positivos, sugerindo um cenário favorável para a retomada das atividades de cruzeiros em Vitória. Contudo, outros estudos serão necessários para complementar a documentação exigida.
Durante a reunião, o prefeito Pazolini destacou o comprometimento da administração municipal com o projeto. “Estamos prontos para avançar nesse tema, finalizar os estudos e tomar decisões de forma coletiva e democrática, envolvendo todos os interessados. Precisamos agir rapidamente, pois cada temporada que passa sem receber turistas é uma oportunidade perdida”, declarou Pazolini.
Qual navio deverá realizar o teste?
Ainda não se sabe ao certo qual companhia irá realizar a escala teste, mas tudo indica que possa ser um navio da MSC Cruzeiros. Com os dados do estudo, as autoridades presentes se comprometeram a colaborar para definir as ações necessárias para reativar os cruzeiros em Vitória.