A MSC Cruzeiros está em negociações com o estaleiro finlandês Meyer Turku para a construção de uma nova classe de navios que promete ser a maior do mundo, superando o Icon of the Seas. Esta será a primeira vez que a MSC Cruzeiros recorre ao Grupo Meyer para desenvolver uma nova classe de navios, uma mudança significativa, já que a maioria de suas embarcações foi construída pela Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, França.
Os navios da classe Seaside e os novos da marca de luxo Explora Journeys foram construídos pelo estaleiro Fincantieri, na Itália. Agora, a MSC Cruzeiros planeja uma nova classe de navio com uma arqueação bruta de 250.000 toneladas, superando o Icon of the Seas, que possui uma arqueação de 248.655 toneladas e foi entregue pela Meyer Turku em dezembro de 2023.
Atualmente, a maior classe de navios da MSC Cruzeiros é a World Class, com uma arqueação bruta de 215.863 toneladas, entregue desde 2022. Entretanto, essa marca poderá ser superada por um novo navio construído em Turku, na Finlândia.
O cronograma atual da MSC Cruzeiros prevê a entrega completa da World Class até 2027. O MSC World Europa está em operação desde 2022, o MSC World America será lançado em 2025, seguido pelo MSC World Asia em 2026, e um novo navio, ainda sem nome, em 2027. Informações preliminares sugerem que a nova classe de navios de Turku pode começar a ser construída em 2028, com a entrega do primeiro navio possivelmente em 2030. O prazo exato dependerá do planejamento e desenvolvimento atuais.
A Royal Caribbean International e a MSC Cruzeiros são as únicas companhias que operam navios de cruzeiro com arqueação bruta superior a 200.000 toneladas, destacando-se no cenário global pela grandiosidade de suas embarcações.