MSC Foundation, Grupo MSC e Mercy Ships International unem forças para construir um novo navio-hospital

Payam Farzad, Max Fax Surgeon, Leo Cheng, Max Fax Surgeon, Gracious Sankulani, Education Training and Advocacy Resident, and Gary Parker, Emeritus Chief Medical Officer, with a patient.

Em um acordo inovador, o Grupo MSC, a MSC Foundation e a instituição de caridade Mercy Ships International se preparam para a construção de um novo navio-hospital que oferecerá cirurgias e treinamento gratuito a milhares de pessoas na África, anualmente.
 

No mês passado, o Presidente do Conselho do Grupo MSC e da MSC Foundation, Capitão Gianluigi Aponte; Diego Aponte, Presidente do Grupo MSC e Membro do Conselho da MSC Foundation; e Don Stephens, Fundador da Mercy Ships, assinaram um acordo para iniciar este novo projeto com uma generosa doação da MSC Foundation, refletindo o compromisso dos líderes em apoiar o acesso a cuidados de saúde essenciais para as próximas gerações.
 

“Passei parte da minha infância e primeiros anos na indústria naval no Chifre da África, e ela é uma região que está próxima ao meu coração. Eu vi em primeira mão os desafios enfrentados por muitas comunidades locais e isso moldou a minha convicção de que melhorar a disponibilidade de cuidados de saúde traria um impacto real e duradouro para elas. Tem sido extremamente gratificante trabalhar com Don e fornecer este apoio crucial através da sua organização única, a Mercy Ships. A nossa parceria já colheu resultados extraordinários e agora estamos prestes a expandir a sua frota para aumentar este apoio. Estou realmente ansioso para ver este novo navio zarpar para ajudar mais comunidades pela África”, disse o Capitão Aponte, fundador do Grupo MSC.


 

Umu, maxillofacial patient, during Deck 7 patient time with Penda Ndiaye, Ward Day Crew.

Desde que a Mercy Ships foi fundada em 1978, já realizou mais de 117.000 procedimentos cirúrgicos especializados e transformadores. Essas cirurgias incluem reconstruções maxilofaciais, liberação de contraturas em queimaduras graves, correção de problemas ortopédicos em crianças, correção de fissuras labiopalatinas, oftalmologia e serviços odontológicos. A Mercy Ships, uma organização não-governamental, também está empenhada em aumentar a capacidade dos sistemas de saúde locais por meio de programas de educação e formação cirúrgica, concebidos de forma sustentável. A Mercy Ships forneceu treinamento adicional a mais de 54.300 profissionais locais em suas áreas de especialização.

A expansão da sua frota com um novo navio-hospital, que será desenvolvido especificamente para esse fim, concebido com especificações semelhantes às do Global Mercy™ e com foco em espaços de formação designados, permitirá à Mercy Ships aumentar a sua capacidade de colaborar com nações anfitriãs em esforços de treinamento e apoio.
 

A necessidade de acelerar o acesso aos cuidados cirúrgicos e à educação cirúrgica na África Subsaariana continua muito evidente. Em seu discurso de boas-vindas, na recente conferência do West African College of Surgeons (WACS), em Freetown, o Vice-presidente de Serra Leoa, Mohamed Juldeh Jalloh, afirmou que o país enfrenta 91% de necessidades cirúrgicas ainda não satisfeitas. Destacando os progressos já alcançados, pediu esforços colaborativos para resolver os déficits cirúrgicos.
 

Don Stephens, fundador da Mercy Ships, confirmou a visão da Mercy Ships de servir as nações africanas com cuidados cirúrgicos e educação. “O investimento de muitos ao redor do mundo numa frota de navios-hospitais será reforçado pelo futuro do nosso novo navio construído especificamente para esse fim. A missão da Mercy Ships de trazer Esperança e Cura só é possível pela generosidade dos nossos parceiros, tripulação voluntária e pela provisão de Deus. Hoje, estou grato à MSC pelo seu apoio.”
 

A operação de navios-hospitais envolve o transporte de grandes quantidades de suprimentos essenciais através dos oceanos e mares para apoiar continuamente atividades cirúrgicas e de treinamento. A MSC e a Mercy Ships são parceiras desde 2011, sendo que o Grupo MSC assegura o apoio logístico e a entrega de contêineres de abastecimento para todos os portos de serviço. O apoio à infraestrutura e a experiência logística, fornecidos pelas suas equipes na África, abrange desde a agência de navegação local da MSC e os terminais MSC e TiL que movimentam cargas até serviços de logística, armazenamento e transporte terrestre da MSC e MEDLOG. Além disso, a MSC forneceu amplo aconselhamento técnico e experiência na preparação do novo navio, trabalhando com a Mercy Ships para desenvolver um projeto que irá aprimorar a eficiência para as necessidades da organização.
 

O novo navio contará com espaços para acomodar aproximadamente 600 tripulantes e pacientes a bordo. Seu hospital terá dois andares e 7.000 metros quadrados, contando com seis salas de cirurgia, um laboratório totalmente equipado e espaços de treinamento de última geração, como um laboratório de simulação. Isso possibilita que a Mercy Ships fortaleça os sistemas cirúrgicos locais durante seu tempo no porto, geralmente 10 meses.
 

Gert van de Weerdhof, CEO da Mercy Ships disse: “Este novo navio-hospital traz equipamentos e instalações de última geração para apoiar as nações que servimos. O navio e a sua futura tripulação permitirão atender as necessidades cirúrgicas, ao mesmo tempo que apoiam as nações anfitriãs e desenvolvem sistemas de saúde com a sua próxima geração de médicos profissionais.”
 

Diego Aponte, Presidente do Grupo MSC e Membro do Conselho da MSC Foundation, afirmou: “Sempre fui apaixonado pela África e fiquei impressionado com a natureza extraordinária e honrosa da iniciativa de Don quando foi apresentada pela primeira vez, e isso me fez querer estar envolvido de uma forma significativa. A Mercy Ships traz apoio tangível e concreto a milhares de famílias em toda a região e, com a presença importante do Grupo MSC lá, temos o dever de retribuir às comunidades locais. Este navio é mais um marco na nossa visão de apoiar o continente africano na consecução de um destino verdadeiramente próspero e sustentável.
 

Daniela Picco, Diretora Executiva da MSC Foundation, disse: “Estamos extremamente orgulhosos do nosso apoio à Mercy Ships por meio de concessões e doações em espécie e dos impactos transformadores que os seus serviços e formações gratuitas tiveram em 18.000 profissionais médicos e líderes comunitários, e 30.300 pacientes de todas as idades por meio de 33.200,00 cirurgias desde 2011.
 

“Quando a discussão começou com o fundador da Mercy Ships, Don Stephens, para construirmos um novo navio juntos, fiquei emocionada por facilitar este importante compromisso para acompanhar a Mercy Ships nas próximas décadas.”

Sobre a MSC Foundation

A MSC Foundation, organização sem fins lucrativos, implementa os compromissos de conservação marinha, humanitária e de desenvolvimento sustentável do Grupo MSC em todo o mundo, utilizando o alcance global da MSC e o conhecimento exclusivo do mar para proteger e nutrir nosso planeta azul, seus povos e nossa herança cultural compartilhada.
 

Concentrando-se em quatro áreas – Meio Ambiente, Apoio Comunitário, Educação e Ajuda de Emergência – a Fundação promove a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas, capacita comunidades vulneráveis em todo o mundo para realizar todo o seu potencial, apoia a educação equitativa e inclusiva de qualidade para promover o desenvolvimento duradouro, individual e coletivo, e ajuda as populações atingidas por desastres a se recuperarem.
 

A Fundação trabalha para alcançar isso de forma independente e com parceiros dedicados, alavancando o envolvimento do Grupo MSC na concepção e gerenciamento de projetos, conectando comunidades, conscientizando e mobilizando o apoio financeiro de milhares de pessoas e junto com parceiros confiáveis selecionados por sua forte visão inovadora ou histórico de ação eficaz.
 

Acesse o website da MSC Foundation aqui.

Siga a MSC Foundation no LinkedInFacebook e Instagram.

Sobre a MSC Mediterranean Shipping Company

A MSC Mediterranean Shipping Company, com sede em Genebra, Suíça, é líder global em transporte e logística, de propriedade privada e fundada em 1970 por Gianluigi Aponte. Como uma das principais companhias de transporte de contêineres do mundo, a MSC tem 675 escritórios em 155 países, com o Grupo MSC empregando quase 200.000 pessoas. Com acesso a uma rede integrada de recursos de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo que se estende por todo o mundo, a empresa se orgulha em fornecer serviços globais com conhecimento local. A companhia marítima da MSC navega em mais de 300 rotas comerciais, fazendo escala em 520 portos, e tem como meta a descarbonização líquida zero até 2050. Para obter mais informações sobre nossa jornada para zero líquido, visite aqui.

Sobre a Mercy Ships

A Mercy Ships opera navios-hospitais que oferecem cirurgias gratuitas e outros serviços de saúde para pessoas com pouco acesso a cuidados médicos seguros. Uma organização internacional baseada na fé, a Mercy Ships concentrou-se inteiramente na parceria com nações africanas nas últimas três décadas. Trabalhando com parceiros no país, a Mercy Ships também oferece formação a profissionais de saúde locais e apoia a construção de infraestruturas médicas no país para deixar um impacto duradouro.
 

Todos os anos, mais de 3.000 profissionais voluntários de mais de 60 países servem a bordo dos dois maiores navios-hospitais não governamentais do mundo, o Africa Mercy® e o Global Mercy™. Profissionais como cirurgiões, dentistas, enfermeiros, treinadores da área da saúde, cozinheiros e engenheiros dedicam o seu tempo e competências para acelerar o acesso a cuidados cirúrgicos, obstétricos e anestésicos seguros. A Mercy Ships foi fundada em 1978 e possui escritórios em 16 países, bem como um Centro de Serviços Africanos em Dakar, no Senegal. Para obter mais informações, visite o website e siga @MercyShips nas redes sociais.